A versão 0.6 do Conecta possui um novo recurso para diminuir o tempo de carregamento das páginas, denominado como Memcached. O Memcached é um sistema de cache em memória distribuída, destinado a ser utilizado para acelerar aplicações web dinâmicas, aliviando a carga do banco de dados (MEMCACHED, 2011).

Um exemplo para verificação desde recurso que melhorou positivamente o carregamento da Dashboard, é apresentada na Figura 1 a seguir com o tempo de carregamento sem o Memcached.

Figura 1 – Página Dashboard sem o Memcached

dashboard sem memcached

Ao carregar a página Dashboard e utilizando o console do navegador, é possível identificar o tempo (Time) que a página necessitou para carregar os componentes por completo, ou seja, foram 513 milésimos de segundos.

A Figura 2 apresenta a mesma página, porém, já conta com o Memcached implantado na página Dashboard.

Figura 2 – Página Dashboard com o Memcached

dashboard com memcached

Já a página Dashboard com o Memcached implantado, carregou em 344 milésimos de segundos, ou seja, houve uma redução de 32% no tempo de carregamento.

Com a utilização do Memcached fica evidente que as páginas que contém elementos repetitivos, podem serem guardados a fim de carregar os mesmos direto na memória RAM do servidor, sem a necessidade de acessar os dados na base de dados do servidor.

Deixe uma resposta