Fala galeraaaaaaaaaaaaaa! No post de hoje falaremos um pouco sobre um conceito importantíssimo  de SEO (Search Engine Optimization) que são as URLs amigáveis.

Sabe aqueles sites que usam URLs como:

http://www.seusite.com.br/contato/

http://www.seusite.com.br/produtos/camisetas/

http://www.seusite.com.br/noticias/minha-noticia/2/

http://www.seusite.com.br/noticia/12/

Esse recurso é chamado de URL amigável… Amigável com os sistemas de busca e com o visitante que não precisa olhar para a URL de um link ou do navegador e ver coisas estranhas e complicadas de entender como essas:

http://www.seusite.com.br/contato.php

http://www.seusite.com.br/produtos.php?categoria=5

http://www.seusite.com.br/noticia.php?id=2

http://www.seusite.com.br/index.php?pagina=noticia&id_noticia=12

As URLs amigáveis são muito mais fáceis de usar e entender… Antes de clicar no link você já sabe do que se trata só de olhar pro endereço e os sistemas de busca aumentam a pontuação dessas páginas pois o endereço é relevante (por conter palavras que fazem parte do título e/ou conteúdo da página). Com ela a busca realizada pelo internauta será muito mais rápida e eficiente, pois logo no primeiro contato é possível reconhecer o tema trabalhado no site.

Infelizmente, o mundo não é um mar de rosas e você vai precisar aprender um pouquinho de Expressões Regulares  antes de conseguir sair fazendo URLs amigáveis, mas felizmente existem ótimos guias e tutoriais  na Internet.

Deixe uma resposta